Extraído da semente da fruta da árvore de marula e tradicional do sul da África, o óleo de marula é rico em ácidos graxos, como o ômega 9, vitamina E e flavonóides. Também contém quase tanta vitamina C quanto a laranja, o que significa aproximadamente 60% mais poderes antioxidantes que o óleo de argan, por exemplo. Por isso, em cabelos envelhecidos, ajuda a deixá-los menos porosos e fracos e mais volumosos e cheios de vida novamente.
Apesar de seus benefícios múltiplos e poderosos, esse óleo é levinho e possui rápida absorção, deixando o cabelo com bastante movimento e livre daquela sensação ruim de oleosidade ou de cabelo pesado. Possui nível alto de ácido oléico, o que ajuda a formar uma barreira protetora em volta da fibra capilar, o que retém a hidratação dentro do fio e também mais proteção contra agressões externas (leia-se: sol, poluição, umidade e vento). Essa capa protetora em volta dos fios ajuda especialmente a proteger o cabelo dos raios UV e até mesmo do calor de aparelhos de styling, como secador, chapinha e modelador de cachos.
Como todo bom óleo, o óleo de marula ainda sela a cutícula (parte externa do fio) deixando um toque suave em toda a superfície do cabelo. Ao mesmo tempo que os fios ficam macios, eles também não ficam totalmente sem volume, já que suas propriedades antioxidantes deixam os fios mais fortes e encorpados.