Sorbato de Potássio - Uso Cosméticos
O sorbato de potássio é um conservante utilizado pela maior parte das indústrias de alimentos, sendo indicado para qualquer tipo de produto, como, entre outros, temperos, massas, salgados, doces, iogurtes e bebidas lácteas.
Sua utilização é bastante simples, bastando diluir a dosagem do produto em água filtrada e adicionar no final do processo de fabricação, lacrando o produto em seguida.
É importante lembrar que o sorbato de potássio não deve ser adicionado em produtos com temperatura acima de 60°C, já que ele evapora se for aquecido. A temperatura ideal para sua mistura é abaixo desse limite.
Além de um excelente conservante, o sorbato de potássio é um antimicrobiano e antibacteriano, tendo propriedades fungicidas. É um produto que inibe o desenvolvimento de leveduras e bolores na industrialização dos alimentos e das bebidas, sendo mais utilizado do que o ácido sórbico em razão de ser mais solúvel em água.
Sua utilização é bastante simples: para evitar a formação e deposição do pó, é necessário apenas manusear o sorbato de potássio em local coberto, seco e ventilado, longe de fontes mais quentes para prevenir qualquer acidente, utilizando os equipamentos de proteção individual adequados.
Para prevenir o uso seguro do sorbato de potássio, ele deve ser mantido longe de locais úmidos, utilizando um local ventilado e seco, com a embalagem do produto sempre fechada, longe de fontes de ignição ou de materiais incompatíveis com o mesmo.
O que é o sorbato de potássio
O sorbato de potássio é um sal de potássio extraído do ácido sórbico. Sua função é evitar a contaminação dos alimentos, já que oferece qualidades fungicidas e bactericidas, impedindo o crescimento de bolores e leveduras.
A utilização do produto garante melhor conservação dos alimentos, por mais tempo.
Em sua forma natural, o ácido sórbico pode ser encontrado em uma série de frutos, produzindo o sorbato de potássio que oferece maior solubilidade em água, sendo, dessa forma, preferido na indústria alimentícia.
A aplicação do sorbato de potássio pode ser feita na maior parte dos alimentos industrializados, como margarinas e maioneses, impedindo o ranço e o desenvolvimento de mofos, além da produção de queijos de corte, frescos e fundidos.
Na produção de bebidas, doces, molhos e na panificação, entre outros produtos alimentícios industrializados, o sorbato de potássio evita a formação de bolores e mofos.
Deve-se apenas ter o cuidado de não utilizar o sorbato de potássio em produtos alimentícios cuja elaboração inclui a fermentação, uma vez que se trata de uma substância química que inibe a ação do fermento.