Manteiga Vegetal Murumuru Virgem
A manteiga de murumuru (Astrocaryum murumuru) é uma gordura in natura, rica em ácidos láurico, mirístico e oléico. A manteiga de murumuru é uma gordura branca, inodora e sem gosto especial, com a vantagem de não rançar facilmente, pois é rica em ácidos graxos saturados de cadeia curta, como os ácidos láurico e mirístico. A qualidade desta gordura não é muito diferente da gordura da amêndoa do tucumã, do dendê e do coco, porém tem a vantagem de apresentar maior consistência por causa de seu ponto de fusão (32,5ºC), que é superior à do dendê (25ºC) e do coco (22,7ºC). A qualidade desse óleo possibilita a mistura com outras gorduras vegetais que derretem à temperatura mais baixa. Ela pode também entrar no preparo de um substituto parcial da manteiga de cacau, na fabricação do chocolate, proporcionando ao chocolate uma consistência mais firme em locais com temperatura mais elevada.
A manteiga do murumuru tem a grande vantagem de possuir baixa acidez (4 a 5%), especialmente quando preparada com amêndoas frescas, não superior, o que diminui os custos de refinamento.
A manteiga de murumuru já foi muito valorizada na Europa e Estados Unidos, para onde suas amêndoas já foram exportadas nos anos 40 e 50, para a fabricação de cremes vegetais e sabões. Hoje sabemos que sabonetes que utilizam esta manteiga na sua formulação, associada à manteiga de ucuuba, deixam na pele uma proteção como se fosse um silicone, só que sem entupir os poros da pele. Essa combinação das duas manteigas propicia um tratamento excelente para peles ressecadas e cansadas.
Em cremes para cabelos a manteiga de murumuru pode ser um grande aliado para manter os cachos, além de nutrir os cabelos e fortificar as raízes. A manteiga do murumuru é utilizada em pequenas proporções em shampoos (0,5% até 1%) e em formulações de condicionadores, cremes e loções hidratantes, sabonetes, batons e desodorantes (0,5% até 8%).